segunda-feira, 13 de outubro de 2008

GRUPO MUSICAL ESTRELA DE ARGONCILHE

Em 1922 foi criado um grupo de Bem-Fazer, denominado de Grupo de 20 Amigos, o qual tinha por objectivo fazer beneficência, a partir da cotização de $50 (centavos) por semana e ainda o sorteio de guarda-chuvas para os mais carenciados.
Um ano mais tarde, surgiu a ideia de criar uma estudantina. E é assim que surge, em 1926, o Grupo Musical Estrela de Argoncilhe, que começa por fazer as festas da Igreja Paroquial.
Mais tarde, em 1963, é lançada a ideia da construção de sede própria, sendo o responsável pela ideia o Senhor Avelino Alves Pereira.
O lema é servir a generalidade do povo Argoncilhense.
A partir de 1964 e durante vários anos, o Grupo apresentou regularmente, filmes, peças de teatro e teve também uma secção desportiva, cuja principal actividade era o Ténis de Mesa.
Os estatutos da colectividade foram elaborados, discutidos e aprovados em Assembleia-geral, cuja escritura, após aprovação pelo Governo Civil de Aveiro, foi celebrada em 16 de Abril de 1974.
Em 1975, surge a ideia de construir uma sala que permitisse a independência da secção de Música, bem como a construção de uma sala-convívio.
Em 20 de Abril de 1983, foi-lhe atribuída a distinção de Colectividade de Utilidade Pública, devido ao trabalho desenvolvido e entregue a Medalha de Mérito Camarário.
Em Outubro de 1983 concretiza-se a abertura de uma Escola de Música a nível oficial.
Em 1985, passa a ter um bom salão-convívio. O lema do Grupo é não só ensinar e divulgar a música mas também proporcionar à população em geral, todo um conjunto de acções culturais e recreativas, que permitam a ocupação dos tempos livres, principalmente dos jovens. Em 1991, dá-se a gravação de um LP, com a qual se pretendeu divulgar não só o repertório da colectividade, mas também o nível da sua execução, bem como deixar para os vindouros o repertório da época. É formada nesse mesmo ano, a Orquestra da Juventude.
No ano 2000 é lançado um CD com cinco faixas musicais.
Estamos online em: http://www.gmea.pt/

Nenhum comentário: